Câmara do Porto viu aprovada candidatura para requalificar museus

romantico

A Câmara Municipal do Porto viu aprovada uma candidatura de 1,6 milhões de euros a fundos comunitários para requalificar três museus da cidade e criar um Centro Interpretativo dos Caminhos do Romântico na Casa Tait.

“Definiu-se como prioridade estratégica a requalificação do projeto dos museus municipais”, explicou à Lusa Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara do Porto para a área da Cultura, segundo o qual esta foi uma “candidatura de procura de recursos públicos que consigam dar resposta à visão política para o papel que os museus devem desempenhar na cidade, vinculando-os à contemporaneidade, quer ao nível do discurso, quer ao nível físico”.

O projeto corresponde a um investimento total de 1,6 milhões de euros, 1,3 dos quais comparticipados por fundos comunitários do programa operacional regional Norte 2020, sendo que a maior fatia, cerca de um milhão de euros, se destina às intervenções relacionadas com os Caminhos do Romântico.

Casa Museu Guerra Junqueiro, Casa Museu Marta Ortigão Sampaio e Museu Romântico da Macieirinha são os três museus alvo de requalificação das entradas, lojas e acessibilidades e que irão receber novos conteúdos programáticos graças às verbas conseguidas com a candidatura agora aprovada e divulgada.

Ainda ao nível do Romântico, será criado na Casa Tait um Centro Interpretativo dos Caminhos do Romântico onde se pretende “introduzir o tema do ponto de vista patrimonial, histórico e cultural”.

(…)

Fonte: Diário Digital