Autarquias registam maior investimento na Cultura em 2015

714

teatro

As autarquias gastaram no ano passado mais 38,8 milhões de euros em atividades culturais e criativas do que em 2014, num total de 392,2 milhões de euros, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o boletim anual estatístico de Cultura do INE, esta maior despesa das autarquias em atividades culturais deveu-se ao aumento de 4,4 por cento em despesas correntes e de 41,1 por cento nas despesas de capital (mais 26,2 milhões de euros), neste caso para financiar sobretudo artes de espectáculo, atividades interdisciplinares e património cultural.

No panorama autárquico nacional, as despesas em atividades culturais e criativas representaram apenas 5,5 apenas no orçamento de 2015.

Alentejo, Região Autónoma dos Açores e Centro foram as regiões onde as autarquias dedicaram uma maior fatia do orçamento para a Cultura. A Região Autónoma da Madeira foi a que destinou menos verbas do orçamento para as atividades culturais.

As artes do espetáculo absorveram 93,9 milhões de euros das despesas das câmaras municipais e ao património cultural destinaram-se 96,3 milhões de euros, maioritariamente para despesas com museus e com “monumentos, centros históricos e sítios protegidos”.

Às bibliotecas e arquivos municipais foram atribuídos 68,5 milhões de euros.

Fonte: DNotícias

Siga-nos