Museu do Neo-Realismo

dim_neo_realismo

Criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus tem este ano como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

Tendo por mote a Exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg”, o Museu do Neo-Realismo organiza, no dia 18, pelas 14h30, uma visita à Exposição, com interpretação artística e performativa por Joaquim Salvador.

A atividade destina-se ao público em geral e requer inscrição prévia, até dia 17 de maio, na receção do MNR, através do telefone 263285626 ou do e-mail neorealismo@cm-vfxira.pt.

No dia 20 de maio, pelas 21h30, assinalando a Noite Europeia dos Museus, e integrado no “Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos”, o MNR apresenta ao público o filme Couraçado Potemkin de Sergei Eisenstein, uma das mais emblemáticas obras do cinema da primeira metade dos anos 20 da União Soviética. Pondo em prática as suas teorias sobre a montagem, elemento fundamental em todo o cinema de vanguarda, Eisenstein fez deste filme de encomenda sobre a Revolução de 1905 um momento absolutamente eletrizante de cinema.

O filme terá acompanhamento musical ao vivo pelo Arsénio Martins Ensemble: Arsénio Martins – guitarra e composição (musica original) e Paulo Lopes –  saxofone tenor, soprano e flauta.
A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.