Município de Viana de Castelo anuncia investimento no museu mais antigo da cidade

museu_artes_decorativas_viana

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou um investimento de um milhão de euros na ampliação do primeiro museu da cidade, para incluir o espaço na candidatura a Capital Europeia da Cultura, em 2027.

O autarca, que falava em conferência de imprensa para apresentação do projeto de ampliação do Museu de Artes Decorativas (MAD), revelou que a comissão técnica que elaboração da candidatura, que integra o embaixador Seixas da Costa e a coreógrafa Olga Roriz, “está já a desenvolver um trabalho de rede para reunir parcerias internacionais”.

Sobre a ampliação do MAD, a candidatar aos fundos do Norte 2020, José Maria Costa explicou que o projeto implicou a aquisição, pela autarquia, de “um terreno e de uma casa” que permitirão aumentar a área expositiva em cerca 80%.

“Vamos passar a ter mais 2.700 metros quadrados de área museológica e uma área expositiva com mais 1.361 metros quadrados”, revelou, acrescentando que o projeto prevê “a criação de um novo auditório com 103 lugares”.

O projeto prevê ainda “uma sala com cerca 600 metros quadrados para grandes exposição de arte contemporânea”, dando resposta à parceira que o município tem com Fundação de Serralves e que “quer alargar a outras instituições culturais da região Norte e do país”.

Fonte: 24SAPO