Pinturas do Mestre da Lourinha vão ter novo espaço expositivo

A Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã vai requalificar até março a respetiva igreja e instalações adjacentes para criar salas de exposição para as pinturas do Mestre da Lourinhã e de Lourenço de Salzedo.

A intervenção é financiada em 165 mil euros pelo Fundo Rainha D. Leonor e em 80 mil euros pelo município, com quem a instituição estabeleceu, na quinta-feira, um protocolo.

Durante o decorrer das obras, as pinturas vão ser transferidas para a sacristia da igreja, por ter condições de temperatura e de humidade semelhantes às da Sala do Despacho, indispensáveis à sua salvaguarda.

As pinturas a óleo sobre madeira “São João Baptista no Deserto” e “São João Evangelista em Patmos”, do Mestre da Lourinhã, “São Jerónimo” e “Imaculada Conceição”, de Lourenço de Salzedo, e “Santas Mães”, “Santo André” e “São Tiago”, de autor de desconhecido, todos do século XVI, estão desde meados do século XIX na Igreja da Misericórdia da Lourinhã.

Fonte: Notícias ao Minuto