Portugal vai ter um Museu Internacional do Livro Sagrado

José Luís de Almeida Monteiro, director da Bibliothèque du Saulchoir, a maior biblioteca dos dominicanos em França e uma das cinco maiores biliotecas de ciências religiosas em todo o país, pretende criar em Gouveia, sua cidade natal, um “museu internacional do livro sagrado”. Segundo José Monteiro, em declarações à Renascença,  “são centenas” – aliás, “milhares – os livros que podem vira para o município. São “em caixas e caixas e caixas e temos pena que este espólio não seja valorizado”.

A Bibliothèque du Saulchoir tem mais de 350 mil títulos e um numeroso espólio excedente. “Naturalmente, parte desse espólio não poderá ser ali mantido por questões de espaço”, explica.

Por causa deste excedente de livros religiosos, o padre dominicano português interrogou-se sobre o destino a dar-lhe e acabou por “falar ao professor José Eduardo Franco, que realizou projetos como a edição completa das obras do Padre António Vieira. Surge assim este projeto, que pode ser megalómano, tendo em vista a dimensão de Gouveia. Mas se não temos ambição as coisas não acontecem”, defende.

A ideia de um Museu Internacional do Livro Sagrado nasce, assim, com José Luís de Almeida Monteiro – conhecido como Joseph de Almeida – “para lhe facilitar a vida, no quotidiano”, assume.

(…)

Fonte: Renascença