Guimarães e Braga formalizam Programa Intermunicipal dos Sacromontes

196

bom_jesus

Os municípios de Braga e Guimarães formalizaram uma candidatura a fundos europeus “inovadora” para “reabilitar e preservar” os Sacromentes, 2500 hectares onde se incluem símbolos identitários de ambas as autarquias como o Santuário do Sameiro ou Briteiros.

O Programa Intermunicipal dos Sacromentes tem como objetivo “apresentarem em conjunto candidaturas aos fundos europeus no sentido para a reabilitação do ponto de vista ambiental e a preservação dos equipamentos culturais existentes” naqueles montes, segundo explicou o presidente da autarquia vimaranense, Domingos Bragança.

Além do Santuário do Sameiro e Briteiros, os Sacromentes abrangem o Santuário de Bom Jesus do Monte, a Capela de Santa Maria Madalena, a Capela de Santa Marta do Leão e povoados castrejos de Santa Marta das Cortiças e Sabroso.

O documento apresentado será agora remetido à Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e à Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N) para tramitação processual tendente à aprovação daquele Programa.

Siga-nos