Reabertura da Casa-Museu José Régio

A Casa-Museu José Régio, em Vila do Conde, fechada quase dois anos e meio, reabre ao público no sábado, dia 19 de Maio. Será inaugurado também o Centro de Documentação José Régio, instalado num imóvel adjacente que foi a casa onde habitou Benilde, a empregada doméstica da família do escritor.
A casa, do século XIX, com três pisos, fica em pleno centro de Vila do Conde. No rés-do-chão, há duas salas e um corredor. O primeiro andar, acessível por uma escada de madeira, compreende o escritório, a biblioteca e o quarto de José Régio. No segundo piso, localizam-se a sala de jantar e dois quartos. O edifício dispõe ainda de um pequeno jardim romântico, cuja construção data de 1913, que engloba um mirante, uma gruta artificial e um edifício anexo onde o escritor instalou uma denominada «Casa das Almas», na qual os visitantes podem admirar caixas de esmolas designadas por «alminhas».
Nesta Casa-Museu podem admirar-se ainda exemplares das várias colecções que o poeta reuniu ao longo da sua vida, repartida entre Vila do Conde, onde nasceu (1901) e morreu (1969), Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica, Porto e Portalegre, onde deu aulas.
A Casa-Museu e o Centro estarão abertos ao público de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00.