Museu da Rádio em risco

b0aecatm2ofzcax1nvxacayfpzz1ca3fr66fcak9nax1caf24t7xcamturtfca8c3dypcauk18b6catjsor2casan8o8cawbsd8kca9rnvnlcaz6adpqcafrp4jvcat7xkftcatx8amccazv4cbh.jpg

O espólio do Museu da Rádio (MdR), em Lisboa, foi transferido para as instalações da RTP, onde deverá integrar uma futura colecção visitável de rádio e televisão.
O Museu da Rádio, que está encerrado ao público há mais de um ano, estava localizado num edifício do século XIX onde funcionou a Emissora Nacional, com cerca de 1.500 metros quadrados repartidos por quatro pisos, que a RTP acaba de vender. A maioria do espólio está actualmente guardada em reservas nos pisos do parque de estacionamento da RTP, embora os fonogramas e discos tenham sido depositados no arquivo histórico sonoro da RDP, os documentos no arquivo documental da mesma empresa e alguns instrumentos estão no Museu da Música, em Lisboa.
A colecção do Museu da Rádio inclui discos em baquelite, microfones, máquinas de gravação, gira-discos, rádios, equipamento de emissão radiofónica, instrumentos pertencentes à Orquestra Sinfónica Portuguesa e alguns dos estúdios da antiga Emissora Nacional.
O Museu da Rádio, um projecto que remonta aos anos 1960, foi inaugurado em 1992 na Rua do Quelhas e é um testemunho da evolução da transmissão radiofónica em Portugal.