Caminha: Projectos para Cine-Teatro Valadares e Mosteiro de S. João d’Arga

O município de Caminha viu aprovadas as candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Regional do Norte relativas ao Cine-Teatro Valadares e ao Mosteiro de S. João d’Arga, no valor total de 1.050.000€ e 456.625,11€ respectivamente, e que vão ser co-financiadas em 80% pelo FEDER. No caso do Teatro Valadares o executivo pretende reabilitar o antigo edifício do centro histórico da vila, de forma a torná-lo moderno e polivalente para a realização de actividades culturais. A Câmara vai igualmente recuperar o património histórico do Mosteiro de S. João d’Arga. Muito conhecido e frequentado na altura da romaria do santo que lhe dá o nome, este Mosteiro vai agora ser alvo de obras de recuperação. Está implantado no topo da Serra de Arga e dispõe de uma ampla visibilidade sobre o rio Minho. Trata-se de uma construção de arquitectura românica e insere-se no grupo das pequenas igrejas rurais, de nave única e curta, com capela-mor de planta quadrangular e panos murários muito robustos.