1.º Colóquio global sobre Arte no Minho

O Centro de Estudos Lusíadas da Universidade do Minho organiza dia 27 de Outubro, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, o primeiro colóquio ‘Arte no Minho’, com um programa de cinco conferências de investigadores reconhecidos, que vão incidir em vários períodos históricos. A entrada é livre.
A sessão de abertura acontece às 9h30 e é seguida pelas conferências ‘A arte da Pré-história Recente no Minho’, por Lara Bacelar, doutorada na Universidade de Oxford, ‘Arte romana no Conventus Bracaraugustanus’, por Rui Morais, e ‘Arte no Minho no século XVI’, por Paula Bessa, ambos professores do Departamento de História da UMinho. A partir das 14h30 são abordados os temas ‘Barroco e rococó’, por Eduardo Pires de Oliveira, da Biblioteca Pública de Braga, e ‘Entre o romantismo e o ecletismo: percursos da arquitectura minhota’, por Regina Anacleto, da Universidade de Coimbra.
As intervenções da manhã vão ser por Henrique Barreto Nunes e à tarde por José de Sousa Teixeira. Posteriormente à sua realização os textos do colóquio vão ser reunidos num livro, que vai ser publicado brevemente, com o objectivo de contribuir para a construção da História da Arte no Minho. O encerramento do colóquio e a entrega de certificados de participação está previsto para as 17h, seguindo-se uma visita pelo Museu D. Diogo de Sousa, guiada por Rui Morais. Durante o evento o espaço vai realizar uma uma pequena exposição com livros sobre Arte no Minho.