Torques, braceletes e arrecadas do território português: técnicas de fabricação, ligas metálicas e mecanismos de alteração

408

O Museu Nacional de Arqueologia (MNA) viu ser aprovado o financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) do projecto designado por: “A ourivesaria em ouro do Ocidente Peninsular Atlântico (Idade do Bronze – Idade do Ferro). Torques, braceletes e arrecadas do território português: técnicas de fabricação, ligas metálicas e mecanismos de alteração”.
O principal objectivo deste projecto, no qual convergem entidades e profissionais nos domínios da investigação e da gestão de património cultural, consiste em melhorar e aprofundar o conhecimento deste período arqueológico, a proveniência dos artefactos e contribuir para o estudo da corrosão dos objectos em ouro e suas ligas.

A equipa de investigação será liderada por Maria Filomena Guerra, directora de investigação CNRS, no Laboratoire du Centre de Recherche et de Restauration des Musées de France. O projecto será apresentado em sessão pública no próximo dia 3 de Fevereiro, às 17h30m, nas instalações do Museu Nacional de Arqueologia e contará com as intervenções do director e conservadora da colecção, assim como da investigadora responsável pelo Projecto.

 

3 de Fevereiro, 17,30h, no Museu Nacional de Arqueologia | Luís Raposo e Ana Isabel Santos
A colecção de ourivesaria antiga do MNA | Maria Filomena Guerra
Técnicas físico-químicas aplicadas ao estudo da ourivesaria antiga

Siga-nos