Área do Cinema e Audiovisuais pretende reafirmar dimensão mais clássica do cinema

A programação de Cinema e Audiovisual da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012 pretende “reafirmar” a “dimensão mais clássica” do cinema contando “novas histórias” a partir da “memória” de Guimarães, explicou o programador João Lopes.
Em entrevista à Agência Lusa, João Lopes, que tem a cargo a programação da área de Cinema e Audiovisuais de Guimarães 2012, afirmou ver “esta” CEC como um “momento privilegiado” para “questionar” a cultura e a Europa.
(…)
João Lopes explicou que a área de Cinema e Audiovisuais pretende também “capacitar” Guimarães de uma “plataforma de produção cinematográfica” mas sem “ilusões”.
“Esta plataforma não vai por Guimarães no primeiro mundo da produção de cinema. Mas vale a pena sermos ambiciosos e criar uma estrutura de trabalho que perdure pós 2012 e que saia dos limites da cidade estendendo-se a todo o país”, explanou.
A CEC será ainda, na área do Cinema, uma “oportunidade de contar novas histórias da memória de Guimarães” afirmou João Lopes, exemplificando com os “10 filmes de 10 realizadores portugueses que vão trabalhar temas de Guimarães como o património, a memória”.
(…)

Fonte: RTP