Serralves vai receber em 2012 o mesmo que recebeu em 2011

A transferência anual do Estado para a Fundação de Serralves vai manter-se a mesma em 2012 (quatro milhões de euros), garantiu na terça-feira o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, à Agência Lusa.
“A regra é esta: fundações que dependam mais de 50 por cento do apoio do Estado, aplicaremos a lei que exige um corte de 30 por cento. Há outras fundações onde aplicaremos cortes que entendemos necessários e em função também do apoio bruto que nós prestemos às fundações”, justificou.
À pergunta de se haveria mais algum caso em que o Governo não vá fazer cortes orçamentais, Francisco José Viegas adiantou à Agência Lusa que “há mais alguns casos, mais dois ou três, em que não haverá uma alteração substancial à dotação”.
Em 2011, do orçamento global da Fundação de Serralves, quase nove milhões de euros, 45 por cento foram participação do Estado, sendo o restante obtido dos mecenas e de receitas próprias.
(…)
No início de Outubro, em entrevista à Agência Lusa, a directora geral da Fundação de Serralves, Odete Patrício, defendeu que o Governo deveria manter o apoio a projectos que prestem serviço público como uma prioridade para a área da Cultura inscrita no Orçamento do Estado para 2012.

Fonte: Público, 14.12.2011