Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira | Actividades Novembro e Dezembro 2012

Atividade. mito móvel – histórias de princípios
sinopse. tudo o que existe há-de ter existido uma vez pela primeira vez. Os mitos são histórias do fundo dos tempos que nos levam até ao início das coisas, da noite, do sonho, da primavera e do outono, do desenho, da perda, da voz, dos vales… são histórias que trazemos em nós, mesmo que ainda não as saibamos.
Neste acontecimento teatral uma escultura é mitómóvel pois contém em si a substância para contar estas histórias e viaja pela mão de uma contadora. É no território entre a luz e a sombra, entre o antigo e o atual que se desvendam ao público as “histórias de princípios”, símbolos fortes do nosso imaginário, ora trágicos ora alegres, sempre poéticos e intemporais.

Para mais informações e marcações, contacte, por favor, a biblioteca municipal através do telefone 256377030/5, fax 256377031 ou email bmfeira@gmail.com. (inscrições limitadas e sujeitas a confirmação)

público-alvo. 1 turma dos 8 aos 13 anos (3º ao 7º ano), leitores e eventualmente grupos de idosos ou adultos interessados.
data. 19 a 24 de novembro
hora. 10h00 e 14h30 (45m)

atividade. nascido para ler – estórias da tamanho da minha altura

sinopse. este projeto destina-se a crianças que começam a dar os primeiros passos no mundo dos livros e da leitura. É uma animação que usa vários contos e modos de contar; e como contas num colar, que se podem pôr e tirar conforme a cor que se quer usar.

público-alvo. 1 aos 3 anos
data. 17 de novembro
hora. 10h30 e 11h15 (30m)
local. bebeteca
orientado por. núcleo pedagógico

atividade. o livro em viagem….

sinopse. o núcleo pedagógico da biblioteca, desloca-se aos jardins-de-infância do concelho para promover junto deste público, uma hora do conto.

público-alvo. 3 aos 5 anos
data. 16, 26 de novembro

28 novembro – polo Milheiros Poiares e  Lourosa

29 novembro – polo Escapães e Souto
hora. 10h00e 14h00
local. jardins-de-infância do concelho
orientado por. núcleo pedagógico

atividade. estórias de animais para meninos pequenos pequeninos

sinopse. este é um convite para olhar e explorar o álbum ilustrado sobre uma nova perspetiva.

Vamos ler não apenas palavras, mas também imagens; ler não apenas páginas, mas sequências. Ler capas, guardas, ritmos e mudanças de ritmo, ler cenas, planos, detalhes, tipos de representação diferentes, fazendo constantemente ligações entre elementos, apreciando o movimento, o ruído, as pausas e o silêncio das páginas.

público-alvo. 6 aos 10 anos
data. 13, 15, 27, 30 de novembro
hora. 9h30 e 14h00
local. hora do conto

atividade. estafeta de contos

sinopse. A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, associa-se mais uma vez ao projeto Estafeta de Contos – Palavras Andarilhas que é uma iniciativa ímpar na promoção do conto, do livro e da leitura que teve o seu início na Biblioteca Municipal de Beja, em 1999. Esta iniciativa concretiza-se na partilha de novas práticas, na promoção do livro e da leitura, através da narração e dos contadores andarilhos, que vão espalhando a palavra pelo país, envolvendo Municípios e Bibliotecas Públicas.

público-alvo. a partir dos 6 anos
data. 22 e 23 de novembro
hora. 10h00 e 14h00
local. sala do conto da BM Santa Maria Feira e Biblioteca Municipal de Águeda

dezembro

atividade. à descoberta da biblioteca – visita educativa

sinopse. A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira promove “visitas guiadas à biblioteca”, dirigidas para o público do 1º e 2º ciclo, das escolas do concelho. Com estas visitas pretendemos:

– apresentar os serviços que a biblioteca disponibiliza;
– sensibilizar os jovens para a sua utilização;
– promover a leitura;
– promover a imagem pública deste espaço cultural.
Após a visita, os alunos serão convidados a assistir à hora do conto.

público-alvo. e 2º ciclo
data. 3, 4, 6 e 7 de dezembro
hora. 10h00
local. BM Santa Maria Feira
orientado por. núcleo pedagógico

atividade. o livro em viagem….

sinopse: O núcleo pedagógico da biblioteca desloca-se aos jardins-de-infância do concelho para promover, junto deste público – alvo, uma hora do conto.

público-alvo. 3 aos 5 anos
data. 5, 12 de dezembro
hora. 10h00, 11h00 e 13h30
local. jardins-de-infância do concelho
orientado por: núcleo pedagógico

atividade. exposição de pintura: “Panis Populi” Ilusão-Partilha-Emoção

artistas: Beta Morais, Filomena Pinheiro, Gabriela Graça, Madalena Lei e Rita Pinto

exposição patente de 15 de dezembro de2012 a27 de janeiro de 2013

horário.

segunda a sábado. 10h30/19h00; 21h00/23h00
domingo. 21h00/23h00
inauguração. 15 de dezembro
horário. 17h00
organização. Confraria da Fogaça da Feira

atividade. nascido para ler – estórias da tamanho da minha altura

sinopse: este projeto destina-se a crianças que começam a dar os primeiros passos no mundo dos livros e da leitura. É uma animação que usa vários contos e modos de contar; e como contas num colar, que se podem pôr e tirar conforme a cor que se quer usar.

público-alvo. 1 aos 3 anos (para todos os participantes do projecto nascido para ler)
data. 22 de dezembro
hora. 11h00 (30m)
local. bebeteca

atividade. duetos improváveis em Terras de Santa Maria

sinopse. após visita à exposição: Panis Popili (Ilusão – Partilha – Emoção), promovido pela Confraria das Fogaças, iremos partilhar a verdadeira história da Festa das Fogaceiras.

data. 18, 19, 20 e 21 de dezembro
hora. 9h30 e 14h30
orientado por. núcleo pedagógico

atividade. estórias de animais para meninos pequenos, pequeninos

sinopse. a partir de livros cujas principais personagens são animais, sugere-se a descoberta de aventuras, personagens e de animais.

público-alvo.3 a 5 anos
data. 10,11 e 13 de dezembro