Museu Convento dos Lóios: programação Fevereiro 2013

Gabinete de Arqueólogo
Visita orientada ao núcleo temático + oficina pedagógica

Qual a função do arqueólogo? Será um trabalho científico ou uma aventura? Através de algumas práticas decorrentes da descoberta de vestígios materiais, vamos perceber o que faz um arqueólogo.

público-alvo. 5º ao 12º ano de escolaridade
Possibilidade de adaptação a outros grupos
horário. [3ª a 6ª] 9h30> 16h45

Memórias Cerâmicas
Visita orientada ao núcleo temático + oficina pedagógica

Fazendo uma visita ao núcleo de Arqueologia sensibilizando para o valor dos testemunhos materiais deixados pelos nossos antepassados, na oficina pedagógica pretende-se reproduzir as formas, as técnicas e os motivos decorativos patentes na cerâmica castreja e estimular a criatividade para outras técnicas.

público-alvo. 5º ao 12º ano de escolaridade
Possibilidade de adaptação a outros grupos
preço. 1 euro (turmas) | 2 euros (público em geral)

Aprender com Peso(s) e Medida(s)
Visita orientada ao núcleo temático + oficina pedagógica

Muitas das nossas atividades no dia-a-dia envolvem noções de peso e medida…

Como complemento do programa curricular, o MCL propõe que, de uma forma divertida, as crianças descubram as diferenças entre peso, volume, área, comprimento e outras medidas, já que durante a sua vida diária vão tropeçando nestes conceitos…

público-alvo. 1º Ciclo do Ensino Básico (Possibilidade de adaptação a outros grupos)

O Azulejo: história(s) aos quadradinhos
Visita orientada ao núcleo temático + oficina pedagógica

A convivência com os azulejos de padrão no conjunto arquitetónico igreja matriz/convento, onde se encontra o Museu, servem de mote para incentivar as crianças a pintar um azulejo com motivos decorativos ou contar uma história desenhada e pintada em grande formato e que se transforma num painel de azulejos…

público-alvo. Pré – escolar | 1º a 3º Ciclo do Ensino Básico (Possibilidade de adaptação a outros grupos)

Uma Aventura na Cortiça
Visita orientada ao núcleo temático + oficina pedagógica

De onde vem a cortiça? Como se transforma em rolha? Será que a cortiça só serve para fazer rolhas? Vamos responder a todas estas questões na tua visita ao núcleo temático com a ajuda do David. Na oficina poderemos criar uma peça feita em cortiça, juntando outros materiais reutilizáveis.
Cada participante deve trazer duas rolhas para pagar a sua entrada!

público-alvo. Pré-escolar | 1º a 3º Ciclo do Ensino Básico (Possibilidade de adaptação a outros grupos)
preço. 2 rolhas

Oficina temática do Entrudo

Armas e Armaduras no Carnaval

Em tempo de festas e folias, podemos brincar ao carnaval como verdadeiros guerreiros, criando equipamentos de defesa e ataque, inspirados em objetos de armamento da coleção do Museu. Com recurso a diversos materiais reutilizáveis, vais poder enfrentar grandes “batalhas” neste Carnaval.

calendarização. De 22 de Janeiro a 08 de Fevereiro
público-alvo. Pré-escolar | 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | possibilidade de adaptação a outros grupos
horário. [3ª a 6ª] 09h30 > 16h45
duração. 1h30