França: Inundação danifica milhares de documentos na Biblioteca Nacional

Entre 10.000 e 12.000 documentos ficaram danificados depois de uma ruptura nas canalizações causar um importante fuga na Biblioteca Nacional de França (BNF), indicou o organismo.

Várias equipas foram imediatamente mobilizadas para retirar dos depósitos as colecções afectadas e que pertencem ao departamento de Literatura e Arte.

«O número de obras afectadas, com distintos graus de gravidade, é da ordem dos 10.000 a 12.000, segundo as primeiras estimativas», afirmou a BNF em  comunicado.

A Biblioteca Nacional de França está centrada em limitar as consequências do incidente para os leitores e a conservação das colecções danificadas.

O sindicato FSU considerou que este incidente é resultado da diminuição dos orçamentos dedicados à manutenção do património cultural.

Fonte: Diário Digital