Roma realiza o 7º Festival de Literatura de Viagem

coliseu-roma_1904_1024x768

Roma, capital de Itália, será palco da sétima edição do Festival de Literatura de Viagem que acontece entre 25 a 28 de Setembro, com mais de 40 eventos.

O Festival dedica-se a retratar o mundo através de diversas formas de narração de viagens, de locais e culturas, através da literatura, da geografia, da fotografia, do jornalismo, cinema, teatro e desenho.

O presidente do Festival, Franco Salvatori, comemora o sucesso do evento. «A partir deste ano fomos incluídos na divulgação do evento Verão romano e para nós é um reconhecimento muito significativo», disse, ao apresentar o programa deste ano.

«O festival divide-se em três momentos, um pré-festival de uma semana de 18 a 24 de Setembro, que acontece no Museu Pré-histórico Etnográfico Luigi Pigroni, no Museu de Roma Palazzo Braschi e Palazzetto Mattei com os jardins da Vila Celimontana, sede da Sociedade Geográfica Italiana, que nestes dias transformar-se-á numa “casa da viagem”. Além de um circuito de eventos relacionados com o tema de 18 de Setembro a 16 de Novembro», explicou o director artístico do evento, Antonio Politano. Muitos eventos acontecerão em várias partes de Roma, com particular atenção para as periferias da cidade.

Outro destaque do evento é o prémio Ryszard Kapuscinsk para reportagens, assim como o premio Sociedade Geográfica Italiana La Navicella D’Oro, que este ano será entregue ao escritor Claudio Magris, no encerramento do festival.
O festival nasceu em Roma em 2008 promovido pela Sociedade Geográfica Italiana, em colaboração com Federculture.

Fonte: Diário Digital