Investigadores acreditam ter encontrado esculturas «perdidas» de Michelangelo

584

miguel_angelo

Duas esculturas de bronze escuro expostas em Cambridge, em Inglaterra, podem ser de Michelangelo, segundo um grupo internacional de pesquisadores. Se a suposição estiver correta, as obras serão as únicas esculturas de bronze de Michelangelo que restam no mundo.

As esculturas de nus masculinos montados em panteras haviam sido atribuídas a Michelangelo no século XIX, mas esta teoria depois foi descartada. Mais recentemente, as esculturas haviam sido atribuídas ao escultor holandês Willem Danielsz Van Tetrode.

No fim do ano passado, porém, o especialista Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, relacionou as esculturas a um pequeno detalhe num desenho do século XVI que estava no Musée Fabre, em Montpellier, França.

Um dos aprendizes de Michelangelo havia copiado vários rascunhos do mestre, e no canto de um havia um desenho de um jovem musculado montado numa pantera.

A sua pose é muito semelhante à de uma das esculturas de bronze e é desenhada com o mesmo estilo usado por Michelangelo nos seus projectos para esculturas.

As obras demonstram semelhanças de estilo e anatomia com obras de Michelangelo do período 1500-1510. A data foi confirmada pelas conclusões preliminares da análise científica inicial.

Fonte: Diário Digital / LUSA

Artigo completo

Siga-nos