Estreia mundial do novo documentário sobre os Blur no Porto/Post/Doc 2015

blur

ESTREIA MUNDIAL DE “BLUR: NEW WORLD TOWERS”

A 2 de dezembro no Cinema Passos Manuel
A estreia internacional do mais recente documentário sobre os Blur faz-se no Porto/Post/Doc 2015. O Cinema Passos Manuel recebe às 22.15h, do dia 2 de dezembro, a sessão muito especial, que se repete um pouco por todo o mundo, de “Blur: New World Towers, de Hong Kong para Hyde Park e de volta”. A exibição deste filme está integrada na secção Transmission, dedicada ao cruzamento entre o cinema e a música.
O filme de Sam Wrench centra-se em três acontecimentos da banda: o concerto no Hyde Park de Londres para 60 000 fãs, em 2012; a edição de “The Magic Whip”, o primeiro álbum em 12 anos; e o concerto em Hong Kong, que assinalou o lançamento.

“New World Towers” é um registo sobre o renascimento da química numa banda pop/rock, especialmente, a relação entre o cantor Damon Albarn e Graham Coxon, o guitarrista. Em última análise, a sua amizade duradoura prevaleceu – permitindo a conclusão do disco quase 18 meses mais tarde. Os Blur parecem esquecer a fadiga e os problemas pessoais para fazer aquilo que melhor sabem fazer.

Este é já o segundo filme que diz respeito à banda de Damon Albarn. Em 2010, os Blur lançaram “No Distance Left to Run”, um documentário sobre a história da banda, com imagens inéditas de arquivo e gravações ao vivo.

Os Blur reuniram-se em 2008 após cinco anos separados. Em 2012, estiveram no Optimus Primavera Sound e depois subiram ao palco do Super Bock Super Rock.

A segunda edição do Porto/Post/Doc decorre entre os próximos dias 1 e 8 de dezembro, em três espaços da cidade, Teatro Municipal Rivoli, Cinema Passos Manuel e Maus Hábitos – espaço de intervenção cultural.

Para mais informações