Ministro da Cultura propõe Serralves para a primeira exposição de Miró

etoile_miro

O ministro da Cultura, João Soares propôs à Fundação de Serralves que a primeira exposição das obras do catalão Joan Miró provenientes do antigo Banco Português de Negócios (BPN) se realize em Serralves em 2016.

O ministro da Cultura sublinhou que seria “muito interessante, embora sem nenhuma espécie de data marcada, que, para o ano, a primeira exposição pública deste acervo do Miró [fosse] feita aqui em Serralves”, no Porto.

Questionado sobre os cortes orçamentais que instituições como Serralves sofreram nos últimos anos, João Soares realçou que a reunião com Braga da Cruz, que termina as suas funções no Conselho de Administração da fundação no final deste mês, foi “quase só de cortesia”.

“Não esperem de mim respostas em cima do joelho para questões que são sérias e que têm de ser tratadas com tranquilidade e maturidade como serão. É nessa perspetiva que nós aqui estamos e na perspetiva do que Serralves é e vai continuar a ser para o Porto e para o país”, afirmou o governante.

João Soares anunciou ainda que vai propor que Braga da Cruz receba a medalha de mérito cultural assim que termine o seu mandato à frente de Serralves.

, quando um movimento de artistas e curadores defendeu, numa petição pública, a manutenção das 85 obras de arte em Portugal, chegando a receber mais de 10 mil assinaturas.

Um mês antes, o leilão das obras tinha sido anunciado pelas empresas de capitais públicos proprietárias, a Parvalorem e a Parups, criadas em 2010 pelo Estado para gerir os ativos e recuperar os créditos do ex-BPN, nacionalizado em 2008.

Fonte: TSF