Exposição de Amadeo atrai milhares ao Museu Nacional Soares dos Reis

180px-Amadeo_de_Souza-Cardoso_1

A exposição de Amadeo de Souza Cardoso, inaugurada no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, no dia 31 de outubro, recebeu 7.500 visitantes em 10 dias, de acordo com números da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Numa nota à imprensa, a DGPC referiu que “a exposição de Amadeo [de] Souza Cardoso, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, está a ser um sucesso, nos primeiros 10 dias teve mais de 7.500 visitantes”.

“O que mostra o interesse crescente pela obra do artista que marcou uma época e que é um dos maiores nomes da pintura portuguesa”, acrescentou a mesma nota.

(…)

Mais de 80 das 114 obras de Amadeo de Souza Cardoso, expostas no Porto em 1916, na única exposição individual do artista, compõem a mostra que vai permanecer no Soares dos Reis até ao final do ano, antes de seguir para Lisboa.

“As obras que Amadeo decidiu expor [em 1916] estão hoje dispersas por diversas coleções públicas e privadas. Reuni-las, procurando refazer os gestos e as opções do malogrado pintor [que morreria, inesperadamente, em 1918, com 30 anos de idade] é, em primeiro lugar, uma homenagem”, indica a descrição da exposição, que conta com curadoria das investigadoras Raquel Henriques da Silva e Marta Soares.

(…)

Fonte: Diário Digital / Lusa