Governo avalia transferência do Museu da Música

musica

O Governo está a estudar a localização futura para o Museu da Música.

A diretora-geral do Património Cultural, Paula Silva, disse à agência Lusa que os custos da transferência “estão a ser avaliados”, que “ainda não existe projeto” nem foram lançados quaisquer concursos públicos para as condições logísticas associadas ao transporte dos instrumentos ou para a climatização do futuro museu.

Em março de 2014, o então secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou, durante uma audição na Assembleia da República, que o Museu da Música iria sair de Lisboa para o Palácio Nacional de Mafra, em detrimento da escolha do convento de São Bento de Cástris, em Évora.

Para o efeito, o anterior Governo assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Mafra para a cedência ao Estado das instalações exploradas pela autarquia no Palácio Nacional para acolher o museu.

O Museu da Música encontra-se instalado num espaço provisório desde 1994, na estação de metro do Alto dos Moinhos, disponibilizado pelo Metropolitano de Lisboa.

A passagem do acervo para Mafra significaria um regresso ao local que o acolheu, nas décadas de 1980-90, antes da exposição ao público na estação do Metro de Lisboa.

O Museu da Música detém “uma das mais ricas coleções da Europa”, de acordo com a sua apresentação, contando com cerca de 1.400 instrumentos, entre os quais o cravo de Joaquim José Antunes (1758), o cravo de Pascal Taskin (1782), o piano Boisselot, que o compositor e pianista Franz Liszt trouxe a Lisboa, em 1845, e o violoncelo de Antonio Stradivari, que pertenceu ao rei D. Luís.

Fonte: Notícias ao Minuto