Fotografias íntimas de Picasso exibidas em Madrid

picasso

Uma exposição de fotografias íntimas de Pablo Picasso (1881-1973) captadas pelo fotógrafo irlandês Edward Quinn (1920-1997), vai ser inaugurada na quinta-feira no Museu Picasso – Colección Eugenio Arias, em Madrid, Espanha.

Intitulada “Picasso visto por Edward Quinn”, a mostra – que abre o programa de exposições temporárias do museu – reúne uma seleção de 62 fotografias realizadas por Edward Quinn, que imortalizou, durante mais de 20 anos, a vida e obra do pintor.

Nascido em 1920, Quinn começou por destacar-se pelos seus trabalhos sobre estrelas de cinema, como Frank Sinatra ou Kim Novak. Em 1951, durante uma estada no sul da França, conheceu Picasso e pediu-lhe autorização para fotografá-lo junto dos filhos, Claude e Paloma.

Desta forma, entrou na vida do artista, e a partir de então captou os seus momentos mais íntimos e criativos – a pintar, ou em lazer – até ao falecimento de Picasso, em 1973.

A mostra, comissariada por Rubén Ventureira, apresenta as fotografias acompanhadas por uma série de livros sobre Quinn, pertencentes à coleção do museu.

Fonte: TSF