Carnaval dos Caretos de Podence a caminho do Património da Humanidade

caretos

O Governo português inscreveu a “Festa de Carnaval dos Caretos de Podence” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, uma decisão publicada hoje em Diário da República e aguardada “há algum tempo” na região, por ser determinante para pedir o reconhecimento internacional.

“É um dia muito importante, uma notícia que já esperávamos há algum tempo”, vincou à Lusa António Cordeiro, presidente da Associação de Caretos de Podence e um dos responsáveis por revitalizar esta tradição genuína e ancestral que esteve praticamente extinta e que, nos últimos 20 anos, tem levado a região além-fronteiras.

O despacho da diretora-Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, aponta que, para a decisão de inventariação deste ritual, pesou “a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade em que esta tradição se originou e se pratica”.

A tutela realça também a “profundidade histórica e evidente relação com práticas festivas homólogas, características do Nordeste Trasmontano” e “a importância técnica e científica de que se reveste o pedido de inventariação em apreço, que atualiza investigação em profundidade, desenvolvida ao longo de diversos anos com recurso aos métodos e técnicas na área da antropologia”.

A inscrição no inventário é também uma forma de salvaguardar esta tradição, na medida em que passa a estar sob a observação da tutela.

Os endiabrados Caretos de Podence com coloridos e farfalhudos fatos, máscaras de ferro ou lata, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias, são conhecidos pelas manifestações ruidosas e querem agora fazer-se ouvir junto da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

António Carneiro garantiu à Lusa que já está todo o trabalho feito para “submeter, até 21 de março”, a candidatura a Património Imaterial da Humanidade.

A ambição é, “em 2018, fazer a festa da elevação”.

Fonte: RTP