Museu Nacional Soares dos Reis acolhe ciclo de cinema sobre Amadeo de Souza-Cardoso

180px-Amadeo_de_Souza-Cardoso_1

O Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), no Porto, apresenta até 30 de Março um ciclo de cinema dedicado ao artista Amadeo de Souza-Cardoso e ao Jardim Passos Manuel, entretanto demolido.

O ciclo, organizado pelo MNSR em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Passos Manuel, pretende “celebrar a convivência do cinema com a exposição de Amadeo de Souza-Cardoso no Porto, em 1916”, descreveu o museu.

Entre os filmes, destaque para “O Debute de um Patinador”, de 1914, que “emerge recentemente dos arquivos da Cinemateca para dar um retrato bem vivo do salão de festas onde Amadeo expôs as suas polémicas obras há 100 anos e do ambiente global do Jardim Passos Manuel, entretanto demolido”.