Edifício de Nadir Afonso parcialmente demolido

panificadora

O Ministério da Cultura decidiu acelerar, esta terça-feira, um procedimento para classificar a antiga panificadora de Vila Real como Imóvel de Interesse Público. A Direcção-Geral de Cultura tinha recebido, em Maio do ano passado, um pedido de classificação desta obra desenhada por Nadir Afonso mas isso não impediu que, este sábado, parte do imóvel acabasse por ser demolido.

O pedido de classificação, apresentado pela arquitecta Ana Morgado, que escreveu uma tese de mestrado sobre o edifício, já se encontrava em análise no Conselho Nacional de Cultura, mas a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu agora o processo de forma “a impedir danos continuados no imóvel em vias de classificação”, informou este organismo, que considerou que o edifício está em risco.

A decisão surgiu depois de alguns moradores terem denunciado alegadas demolições que terão ocorrido por volta das seis da madrugada de sábado, com recurso a uma retroescavadora. A Câmara Municipal de Vila Real garante não ter recebido nenhum pedido de autorização para a intervenção, e explica que só tomou conhecimento da destruição parcial da fachada na segunda-feira, ao final da tarde, através das redes sociais, assegura o vereador Adriano Sousa.

(…)

Fonte: Público