Portugal tem fósseis de dinossauros e de tartarugas com cerca de 150 milhões de anos

Uma equipa de paleontólogos portugueses e espanhóis descobriram um conjunto de fósseis de dinossauros e de tartarugas com cerca de 150 milhões de anos na região de Pombal. Os investigadores irão agora tratar das descobertas para que possam ser conservadas e preparam já uma nova escavação a decorrer nos próximos meses.

Estas descobertas são o resultado de uma campanha de escavação levada a cabo por paleontólogos portugueses e espanhóis do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e do Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa, e do Grupo de Biologia Evolutiva da UNED de Madrid, com o apoio das autoridades locais, revelou ontem o museu.

Os fósseis agora encontrados refletem a importância da zona geográfica. O sucesso atinge contornos de maior importância “na medida em que estes dinossauros de grande tamanho são conhecidos em distintos locais da Bacia Lusitânica mas, até ao momento, são ainda relativamente escassos nos níveis do Jurássico Superior da região de Pombal”.

(…)

Fonte: DN