Museu de Lisboa

PROGRAMAÇÃO – MUSEU DE LISBOA

Dias 18 e 19 de maio

Dia Aberto às escolas – 10.00 às 18.00 horas

Durante todo o dia vamos ter disponíveis 5 atividades nos núcleos do Museu de Lisboa. Vamos descobrir no que não é dito, o que é controverso.

As atividades disponíveis são:

Jogo “A glória de Lisboa”

Palácio Pimenta

Como era a cidade quinhentista? Quais os seus perigos? E o que de bom podia oferecer?

Um jogo que é uma aventura pela cidade do final do século XVI, inspirado na vista de Lisboa publicada em Civitates Orbis Terrarum de George Braunio.

A Lisboa que eu quero

Palácio Pimenta/Pavilhão Preto

A partir da exposição temporária “A Lisboa que teria sido”, onde estão expostas propostas para Lisboa que não chegaram a ser realizadas, desafiamos as escolas a deixar um registo para uma Lisboa diferente.

Debaixo da terra! Arqueólogos em 90 minutos

Teatro Romano

Vamos brincar aos arqueólogos! Usando o cenário arqueológico do Museu do Teatro Romano vamos explorar o que faz um arqueólogo numa escavação.

Profissões medievais

Santo António

Na época em que Santo António nasceu e viveu na cidade de Lisboa existiam muitas profissões que, atualmente, já desapareceram ou mudaram… propomos um jogo em que vamos descobrir não só 20 destas profissões, mas também algumas que tinham os frades do mosteiro onde viveu Santo António.

Debaixo dos nossos pés – Atividade para famílias e escolas

Torreão Poente

A partir da recém-inaugurada exposição no Torreão Poente  da Praça do Comércio propomos uma visita/atividade à exposição temporária “Debaixo dos nossos pés – Pavimentos Históricos de Lisboa” .

Com o programa  “Fora de horas” para famílias, nos mesmos dias, das 18.00 às 20.00, desafiamos as famílias a visitar e participar nas atividades propostas.

A Lisboa que eu quero

Palácio Pimenta/Pav. Preto

Debaixo da terra! Vamos brincar aos arqueólogos.

Teatro Romano

Debaixo dos nossos pés

Torreão Poente

Todas as participações são gratuitas.

Inscrições (para escolas), informações e marcações: servicoeducativo@museudelisboa.pt ou pelo telefone 217513256

Dia 19 de maio

A noite do Museu de Lisboa:

Santo António, 19h00

Fados, petiscos e uma caminhada… –  A noite do Museu

Começamos com um espetáculo de fado na tradição dos fados para o Santo António, onde são servidos alguns petiscos para ganhar força para o percurso que se segue, e onde podemos observar a presença de Santo António por Alfama.

Teatro Romano, 21h00

Histórias não ditas em torno do teatro romano – percurso

Desafiamos a participar num percurso em volta do Teatro Romano, onde vamos ouvir o que ainda não foi dito sobre o Teatro Romano.

Dia 20 de maio

Teatro Romano, 10h00

Debaixo da terra! Arqueólogos em 90 minutos – atividade para famílias

Vamos brincar aos arqueólogos! Usando o cenário arqueológico do Museu do Teatro Romanos vamos explorar o que faz um arqueólogo numa escavação.

Santo António, 11.00

Jogo “A glória de Lisboa” – atividade para famílias

Percurso a partir do Bairro da Madragoa, 14h30

Trajetos: Testemunhos da Escravatura – Memória Africana – percurso na cidade

Os sítios do comércio na cidade antes do século XVIII. Uma visita pela cidade dos escravos, que percorre o caminho da escravatura na cidade de Lisboa.

Santo António, 17h30

O Bicho do Teatro, espetáculo indizível! – Teatro de Carnide – espetáculo de teatro

Três atores celebram o teatro, entre aquecimentos, discussões estéticas na esfera da dramaturgia, brincam a fingir os “molières”, Shakespeare, Brecht, Jean Genet entre outros, jogam ao THEATRON – lugar onde se vê, entre eles um jovem estagiário da companhia luta por um lugar ao sol.

Uma comédia de costumes brandos, como o país de gente pequena, assim estão estes atores com um “bichinho do teatro”.

Dia 21 de maio

Torreão Poente, 11.00

Debaixo dos nossos pés – atividade para famílias

Após a visita à exposição desafiamos as famílias a conhecer melhor o chão que pisamos, a sua história e a sua arte.

Torreão Poente, 15h00

Debaixo dos nossos pés – percurso

Após a visita à exposição propomos um percurso a partir do Torreão Poente da Praça do Comércio que destaca o chão que pisamos.

Santo António, 15h00

Profissões medievais – atividade para famílias

Teatro Romano, 17h30

Todas as participações são gratuitas, sujeitas à capacidade dos espaços e das atividades.