Conferência “Parque Patrimonial: Conservação, Valorização e Gestão do Castro de S.Miguel O Anjo”

conferencia_casa_territorio

Conferência “Parque Patrimonial: Conservação, Valorização e Gestão do Castro de S. Miguel O Anjo” │25 Maio│21h30│Casa do Território

O Homem desde sempre se relacionou com a natureza, deixando ao longo da sua passagem marcas visíveis e não visíveis na paisagem, tendo por isso um papel integrante e modelador desta. Estas marcas são valiosos testemunhos do passado revelando-se fundamental conservar e valorizar com o propósito de os apresentar ao público numa perspetiva perdurável, integrada e equilibrada.

Este trabalho aborda a problemática da conservação, valorização e gestão dos sítios arqueológicos, tendo em vista a sua pública usufruição. Aponta princípios e estratégias de intervenção da Arquitetura Paisagista em lugares de valor arqueológico, tomando como caso prático parques patrimoniais como instrumentos de valorização de espaços desta natureza.

A proposta pretende enriquecer a cidade de Vila Nova de Famalicão, trazendo benefícios socioeconómicos, culturais e ambientais para a população. É materializado através de um projeto de execução que propõe a criação de um espaço que inclua valores culturais, estéticos, ambientais e sociais, preservando e valorizando o seu caráter identitário.

Fonte: Casa do Território