Santa Luzia em processo de requalificação

411

viana

O santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, está a ser alvo de um investimento de requalificação de quase meio milhão de euros a concluir até novembro, disse à Lusa presidente da Confraria que gere o templo.

Segundo André Alves Coutinho, a intervenção começou em abril, com “a requalificação do interior do templo e a instalação de um sistema de contagem de visitantes, terminando em novembro com a apresentação de uma aplicação para telemóveis e ‘tablets’ e de um novo sítio na internet, para a divulgação e promoção turística do santuário”.

O responsável explicou que “a intervenção, orçada em mais de 480 mil euros, financiada em 80% por fundos comunitários, está dividida em quatro fases, que abrangem o interior e exterior do templo-monumento, o tratamento de todo o espólio, a instalação de sinalética e a criação de ferramentas para a sua divulgação”.

André Alves Coutinho adiantou que “até setembro terminará a empreitada de requalificação das fachadas do templo-monumento, orçada em 130 mil euros”.

(…)

De acordo com dados da confraria, entre 80 a 90 mil pessoas acedem (entrada paga) anualmente ao zimbório.

Projetado pelo arquiteto Ventura Terra, o templo de Santa Luzia, cuja construção decorreu entre 1904 e 1943, é hoje um ex-líbris de Viana do Castelo, sobranceiro à cidade na montanha com o mesmo nome.

(…)

Fonte: DN

Artigo completo (+)

Siga-nos