Estúdios Cinecittá ganham uma nova vida

cinecitta

Os míticos estúdios de cinema num subúrbio da cidade de Roma (Itália), que valeram por diversas vezes comparação a uma ideia de Hollywood à beira do Tibre, vão regressar a mãos controladas pelo estado após quase uma década entregues a privados. O instituto público Luce Cinecittá confirmou a aquisição do grande complexo de estúdios, que tentará reativar com o objetivo de para ali atrair grandes produções cinematográficas e televisivas. Entre os encargos do projeto de nova dinamização da Cineccità está ainda a preservação do legado do arquivo do Instituto Luce (fundado em 1924), a gestão dos apoios à produção do Ministério do Património, Atividade Cultural e Turismo, a criação de um centro de pós-produção digital e ainda um museu dedicado ao cinema e audiovisual que possa celebrar os feitos das grandes produções italianas dos séculos XX e XXI. A vontade em fazer da nova Cineccità um polo de atração turística está igualmente entre os desejos deste programa, havendo vontade em criar exposições e eventos que possam ali chamar visitantes com maior regularidade.

(…)

Fonte: Expresso