Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

O Museu Nacional de Escritos Chineses, na cidade de Anyang, no centro de China, lançou um desafio a peritos de todo o mundo: decifrar caracteres com 3000 anos de antiguidade, oferencendo, a quem o conseguir, milhões de dólares de recompensa.

O Museu promete pagar 100.000 yuan (cerca de 12.000 euros) por cada caracter antigo ainda não decifrado pelos investigadores, e metade desse valor se forem caracteres sobre os quais há várias teorias sobre o seu significado.

As inscrições, que se assemelham aos modernos caracteres chineses, são os mais antigos registos escritos de civilização na China. Foram esculpidos por antigos profetas em carapaças de tartarugas e ossos de bovino.

Nos textos, sobre temas que variam desde a meteorologia ao pagamento de impostos, há cerca de 5.000 caracteres dos quais os peritos apenas conseguiram decifrar 2.000, pelo que os restantes, muitos deles relacionados com nomes de lugares e de pessoas da época, continuam a ser um mistério para historiadores e paleógrafos.

O museu de Anyang incentiva os investigadores de todo o mundo a utilizar novas técnicas, como a computação em nuvem e a análise de metadados, para procurar a solução para os enigmas colocados pelos antigos escritos chineses.

Fonte: AEIOU