Inaugurada segunda fase do Núcleo Museológico de São Martinho de Dume

nucleo_museologico_dume

A segunda fase do Núcleo Museológico de São Martinho de Dume, em Braga, foi inaugurado. Trata-se uma importante obra, aguardada há quase três décadas, revelando-se um espólio muito significativo e exemplar da antiga arquitectura cristã da Europa Ocidental.

Segundo Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, Francisco Silva, “este património vai valorizar a freguesia e engrandecer o seu povo e, certamente,  levar Dume a uma escala internacional”.  Nesse sentido, Francisco Silva, afirmou que é intenção da junta de freguesia criar um roteiro, no âmbito do turismo religioso, que passe por Dume”.

A musealização das ruínas da antiga Catedral, localizadas sob a actual igreja paroquial de Dume e seus espaços circundantes, foi promovida pelo Município de Braga e pela União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, assumindo uma importância impar pela sua singularidade e valia patrimonial, constituindo-se como exemplar único. A sua valorização permitirá projectar as Ruínas Arqueológicas de São Martinho de Dume para o mesmo patamar dos grandes conjuntos europeus similares, integrando-o nos circuitos internacionais de arquitectura cristã antiga.

Fonte: Correio do Minho