Governo está a ponderar reformas no setor cultural – Ministro da Cultura

luis_castro_menes

O ministro da Cultura disse hoje que o Governo está a ponderar reformas no setor, nomeadamente uma descentralização e desconcentração dos serviços da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a criação de polos dos Museus Nacionais.

“O processo de descentralização que iniciámos leva-nos naturalmente a rever estruturas administrativas da Cultura, que têm de ser revistas, harmonizando-as com o processo da descentralização”, começou por dizer o ministro Luís Filipe Castro Mendes, adiantando que “os próprios museus nacionais poderão ter polos regionais, polos noutras localidades, com uma circulação das obras entre esses polos e a sede”.

Para o ministro, é necessário, primeiro, “articular a estrutura administrativa do património que é efetivamente muito pesada, e que resultou da fusão de vários organismos”, e ir “combinando e articulando com o processo de regionalização”.

Castro Mendes defendeu a criação de “estruturas mais leves e, ao mesmo tempo, desconcentrar os museus nacionais, criando polos noutras localidades”.

Questionado pela agência Lusa sobre a possibilidade do ressurgimento do extinto Instituto dos Museus e da Conservação, cujas competências são atualmente da DGPC, Luís Filipe Castro Mendes realçou que “o processo da reforma da administração pública tem de ser concebido em conjunto”, “articulado com todos os departamentos do Governo e, naturalmente, com a Modernização Administrativa”, apontando como “prematuro falar em sistemas ou em soluções concretas”.

(…)

Fonte: DN