Suzanne Cotter troca o Porto pelo Luxemburgo

Webp.net-compress-image (2)

A nova diretora do Museu de Arte Moderna Grão-Duque Jean (Mudam), na capital luxemburguesa, é Suzanne cotter, atualmente à frente do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, no Porto. O anúncio foi feito hoje por Laurent Loschetter, membro do conselho de administração daquele museu luxemburguês.

A nomeação de Suzanne Cotter, de nacionalidade australiana e inglesa, põe fim a vários meses de especulação sobre a sucessão de Enrico Lunghi, após a polémica que rodeou a sua demissão, em novembro de 2016. Recorde-se que Lunghi foi acusado de ameaçar e agredir uma jornalista da RTL. Mais tarde, a Autoridade Luxemburguesa Independente do Audiovisual (ALIA) acusou o canal luxemburguês de ter manipulado informação na reportagem, transmitida em 3 de outubro do ano passado. Em causa estava uma reportagem em que a jornalista de um programa de “fait-divers” questionava o ex-diretor sobre uma artista plástica luxemburguesa que se queixava de não ser convidada para expor naquele museu. O episódio, que ficou conhecido como “Caso Lunghi”, chegou mesmo ao Parlamento luxemburguês.

Hoje, soube-se que Suzanne Cotter exigiu uma cláusula no contrato para garantir a sua  “independência artística”, segundo informações avançadas por Laurent Loschetter.

Suzanne Cotter deverá assumir as novas funções no Luxemburgo a partir de janeiro de 2018. Para garantir a transição, Cotter deverá no entanto ficar em Serralves até fevereiro do próximo ano, mantendo “uma ligação” à instituição nos primeiros meses do próximo ano para acompanhar a “implementação da programação do museu”, anunciou no final de setembro a fundação sediada no Porto, que vai abrir um concurso internacional para o lugar.

Fonte: Wort.lu