Grupo propõe-se a recriar virtualmente o Museu Nacional depois de incêndio

incendio_museu_nacional_rj

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, um grupo de pessoas quer ajudar a reconstruir – dentro dos possíveis – o maior museu de história natural do país.

A ideia partiu do movimento JuntosPelo.Rio, constituído por empreendedores e líderes empresariais focados na inovação tecnológica, e está a ser desenvolvida por membros do XRBR, um hub sem fins lucrativos que reúne alguns desses profissionais e que serve como centro criativo e produtivo para que “as empresas brasileiras sejam as melhores do mundo em VR/AR/MR”.

Segundo conta o jornal O Globo, o grupo é construído por empresários e investigadores, e pretende recriar digitalmente e em 360º o Museu Nacional do Rio de Janeiro, preparando-se para apresentar essa proposta ao Ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão.

Os promotores desta iniciativa procuram ajuda do público para encontrarem imagens na internet e noutros meios que ajudem a recriar o museu, pesquisando especialmente fotos publicadas com a hashtag #mnrio. Não se sabe ainda como é que este projecto irá ficar – se terá o formato de visita virtual, de portal digital ou app móvel –, nem timings. Por agora existe apenas vontade de fazer. “Vai depender de quanto conseguimos recolher de material, quanto de imagem conseguimos varrer com esses robôs e qual é a qualidade das imagens, para fazermos uma conversão para imagem 360º, por exemplo”, disse Lindália, acrescentando que a experiência em realidade virtual será gratuita e aberta. A fundadora do JuntosPelo.Rio não quer pedir dinheiro ao Ministro da Cultura, apenas autorização para executar o projecto. “Queremos que nos deixe fazer, que deixe que essa garotada faça e, com isso, reconstrua a memória do Rio de Janeiro”, comentou.

Fonte: shifter.sapo.pt/