Apresentação do décimo quarto volume da Coleção Estudos de Museus: “Realidade Aumentada em Exposições de Museu. Experiências dos Utilizadores”

No próximo dia 4 de junho, pelas 18.00h, terá lugar, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Sala Vandelli), a apresentação do décimo quarto volume da Coleção Estudos de Museus, uma obra da autoria de Diana Marques, Realidade Aumentada em Exposições de Museu. Experiências dos Utilizadores.

Este livro aborda a necessidade de o museu contemporâneo compreender os seus públicos, entender as suas preferências e o modo como estes reagem a experiências mediadas pela tecnologia. A obra concentra-se na tecnologia de Realidade Aumentada, desenvolvida para dispositivos móveis com potencialidade de utilização em exposições de museu como forma de melhorar as experiências dos visitantes.

O estudo decorreu no Bone Hall, uma exposição do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian (Estados Unidos da América), que não sofria alterações desde os anos 1960 e tinha deixado de corresponder às expetativas dos visitantes que procuravam mais envolvimento e interatividade. Com o objetivo de revitalizar o Bone Hall, foi desenvolvida pela autora uma aplicação móvel denominada Skin & Bones. Para estudar os efeitos da aplicação na experiência dos públicos, utilizaram-se métodos tradicionais no estudo de visitantes e também métodos menos convencionais inspirados na área da Experiência do Utilizador.