Câmara de Évora avança com plano de salvaguarda do Cromeleque dos Almendres

206

Cromeleque de Almendres, Évora

A Câmara de Évora vai avançar com a elaboração do plano de salvaguarda do Cromeleque dos Almendres, um dos mais relevantes do megalitismo europeu, depois de ter alcançado um acordo com os proprietários do terreno.

“A primeira medida que iremos tomar logo após a assinatura do contrato” com os donos do terreno onde se situa o monumento é “avançar com o plano de salvaguarda“, afirmou esta terça-feira à agência Lusa o presidente do município, Carlos Pinto de Sá.

O autarca alentejano vincou que “o plano de salvaguarda é absolutamente essencial para garantir a preservação do monumento”, assim como para “identificar o que pode ser feito e, sobretudo, o que não pode ser feito” junto do cromeleque.

Classificado como Monumento Nacional, o Cromeleque dos Almendres está situado num terreno privado e de acesso livre, a cerca de 12 quilómetros de Évora, na Herdade dos Almendres, junto à aldeia de Guadalupe.

(…)
O sítio arqueológico é composto por diversas estruturas megalíticas, nomeadamente cromeleque, menir e pedras, tendo sido descoberto pelo investigador Henrique Leonor Pina, em 1964, aquando do levantamento da Carta Geológica de Portugal.
Fonte: Observador
Siga-nos