Gatos do Hermitage recebem herança

Na passada terça-feira, dia 8 de dezembro, o Museu Hermitage, em São Petersburgo, informou que um médico francês decidiu deixar uma herança de três mil euros aos gatos que vivem nos porões do museu russo.

“Recebemos a informação sobre a herança este verão. Para já, o processo está na fase das burocracias legais que estão na fase final”, informou o serviço de imprensa do Hermitage. Segundo a AFP, que é citada pela Swiss Info, a herança foi deixada por Christophe Batard, um médico francês que faleceu aos 51 anos.

“O nosso amigo francês fez algo notável. É um belíssimo gesto“, comentou o diretor do Hermitage, Mikhail Piotrovski, durante uma conferência de imprensa. O responsável propôs ainda que o dinheiro herdado pelos gatos seja utilizado para restaurar os porões onde vivem.

Em 1745, a imperatriz Isabel I, filha de Pedro o Grande, assinou uma ordem para “encontrar em Kazan os melhores gatos, os maiores, e mais aptos para capturar ratazanas, com a intenção de enviá-los à corte de Sua Majestade”. Segundo o museu, o local é a casa destes gatos desde essa época.

Em 1764, a imperatriz Catarina, a Grande, fundadora do Hermitage, deu aos gatos a importante missão de guardar as galerias de arte. Os felinos foram alojados para manter os roedores longe das instalações.

De acordo com a CNN, moram cerca de 50 gatos no famoso museu de São Petersburgo, que abriga três milhões de obras de arte, artefactos e esculturas distribuídas por vários edifícios.

Fonte: CNN