MAAT aposta na consciência ambiental com as exposições de 2021

328

maat

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia apresentou programa para 2021 focado na emergência climática. Duas exposições e uma instalação a apresentar a partir de março abordam a ameaça ambiental.

Para o próximo ano, e admitindo qualquer imprevisto devido à pandemia, a equipa do MAAT programou duas grandes exposições e uma instalação. “São exposição longas”, explica Beatrice Leanza, que aponta que “exposições curtas não são ecológicas”. É com o olhar centrado na preservação ambiental que também foi pensada a programação.

A partir de março de 2021, será apresentada a instalação “Earth Bits” e as exposições “Aquária” e “X não é um país pequeno”.

Paralelamente, o MAAT vai promover, entre abril e dezembro de 2021, um programa sobre a emergência climática que terá a curadoria de T.J. Demos e no qual participarão, entre outros, nomes como Paulo Tavares ou Susan Schuppli.

A diretora apresentou ainda as duas grandes exposições, que terão lugar a partir de 18 de março.

“Aquária – On the Ilusiono f a Boxed Sea” tem a curadoria de Angela Rui e design expositivo do estúdio 2050+ de Ippolito Pestellini Laparelli. A exposição, que vai contar com 11 instalações, vai refletir sobre o aquário enquanto objeto onde se reúne o “mundo debaixo de água”.

A segunda exposição a apresentar, também a partir de 18 de março, e até 16 de setembro, chama-se “X não é um país pequeno” e teve como inspiração um mapa de Portugal da época colonial, de Henrique Galvão, que promovia a ideia de nacionalista do Estado Novo, de Portugal como uma nação “pluricontinental”.

Fonte: RR

Para mais informações (+)

 

Siga-nos