Novo Banco cede duas pinturas de Thomas Buttersworth ao Museu de Olhão

O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo conta com mais dois quadros na sua coleção permanente: “Hibernia” e “Veleiro” no Tejo.

A integração no Museu Municipal de Olhão destas duas pinturas de Thomas Buttersworth concretiza-se no âmbito do projeto Novo Banco Cultura, que consiste em partilhar com o público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com museus, contribuindo com obras que sejam uma mais valia nos seus circuitos expositivos.

A cedência para exposição permanente destas duas obras do pintor inglês Thomas Buttersworth faz com que este seja um dos dois primeiros museus da região algarvia a acolherem obras do espólio do Novo Banco. São já 31 os museus a nível nacional contemplados com obras no âmbito deste projeto, num total de 70 pinturas cedidas.

As pinturas a óleo sobre tela de Thomas Buttersworth (1768-1842) “Hibernia. Entrada no Tejo” (46cm x 61cm) e “Veleiro no Tejo” (61 x 110cm) podem agora ser apreciadas numa das salas do Edifício do Compromisso Marítimo olhanense.