Museu da Cidade: 3 exposições para descobrir

exp_jorge_feijao_porto

O Museu da Cidade, no Porto, tem patentes 3 exposições. Visite:

1820. A Revolução Liberal do Porto

A 24 de Agosto de 1820, a Revolução Liberal fez constituir a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, abrindo caminho à criação de um regime constitucional em Portugal. Esta exposição integra as comemorações dos 200 anos do movimento que se espalhou ao resto do país e culminou no fim do absolutismo. Os visitantes podem conhecer ao pormenor o primeiro ano deste processo, nomeadamente o levantamento militar e o regresso da família real do Brasil. A curadoria é do historiador José Manuel Lopes Cordeiro.

Casa do Infante e Gabinete do Tempo. Até 10 Jan. Ter-Sex 09.30-17.30. Sáb-Dom 09.30-13.00. Grátis.

Livros são árvores. Bibliotecas são florestas

A antiga sala de exposições temporárias da Biblioteca Pública Municipal do Porto chama-se, agora, Gabinete do Som, e é uma extensão da Biblioteca Sonora que integra o Museu da Cidade. A sua segunda vida é uma incursão “pelos segredos do mundo subterrâneo e as diversas formas de afloração à superfície”, explorando a circularidade que existe entre a natureza e o conhecimento através de livros, páginas de livros, imagens e sons reminiscentes do mundo natural.

Gabinete do Som, na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Até 26 Dez. Ter-Sex 09.30-17.30. Sáb-Dom 09.30-13.00. Grátis.

Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga

Para o artista plástico Jorge Feijão, desenhar é prática e temática. Exemplo disso é a quantidade de desenhos de pequeno formato que reflectem a velocidade e a ponderação da mão e do pensamento, quase como se obedecessem a um ritmo musical. As suas obras aludem a imagens de coisas, figuras e seres entre a luz e a escuridão e entre o esquisso e o acabado.

Casa Guerra Junqueiro/ Gabinete do Desenho. Até 24 Jan. Ter-Sex 09.30-17.30. Sáb-Dom 09.30-13.00. Grátis.