Pombal, Ansião e Figueiró dos Vinhos promovem marca “Territórios de Pedra”

castelo_pombal
Castelo de Pombal

No âmbito da Programação Cultural em Rede, Pombal, Ansião e Figueiró dos Vinhos efetivaram uma candidatura conjunta, no valor de 300 mil euros, para a criação de uma oferta cultural e multidisciplinar para o biénio 2021/2022, com foco principal na pedra, na qualidade de elemento identitário comum e de grande importância nos três municípios.

A primeira ação da marca Territórios de Pedra passou pelo lançamento de uma convocatória internacional de escultura denominada “Open Call Internacional de Escultura”, dirigida a todos os artistas plásticos com aptidão para intervencionar a pedra de caraterísticas endógenas do território, que decorrerá até ao dia 11 de junho. De entre todas as candidaturas rececionadas serão selecionados os escultores que criarão oito peças escultóricas “ao vivo”, a distribuir pelos três concelhos envolvidos, que farão parte de um circuito de visitação e terão uma contrapartida financeira no valor de 14 mil euros a unidade.

“Os Territórios de Pedra pretendem ser a eira, o palco, onde as identidades de três concelhos se unem à roda de um elemento comum e de peso na região, que é a pedra. Este será o mote para potenciar a cultura e o turismo, através da valorização do património que distingue a nossa paisagem”, salienta Cristina Bernardino, vereadora da Cultura da Câmara de Ansião, líder do projeto, num comunicado citado pela agência Lusa.

“Criar circuitos e rotas de visitação turística e fruição cultural e, por esta via, dar a conhecer a beleza singular do território” é, segundo a autarca, a pretensão do projeto, “que desde a sua génese tem como princípio a parceria e o trabalho em rede, e como desígnio o envolvimento de artistas e agentes locais, numa verdadeira transformação cultural da comunidade, no sentido do enriquecimento e conhecimento, moldados pela arte”.