“Representações do povo” em exposição no Museu do Neo-Realismo

representacoes_povo_museu_neorealismo

Abriu ao público no sábado, 17 de Abril, a nova exposição de longa duração do Museu do Neo-Realismo (MNR) de Vila Franca de Xira, intitulada “Representações do Povo”, um projeto coordenado pela diretora científica do museu, Raquel Henriques da Silva. A mostra vem renovar a zona de exposições do museu dedicada às mostras de longa duração e é a primeira a abrir naquele espaço desde a integração do MNR na Rede Portuguesa de Museus.

A exposição pretende refletir como artistas próximos ou distintos do neo-realismo representam o povo na relação com os seus diferentes contextos geográficos e históricos. São seis os artistas e obras presentes, de Domingos António Sequeira a Graça Morais, passando por Rafael Bordalo Pinheiro, Augusto Gomes, Tereza Arriaga e Jorge Pinheiro.

As obras invocam, por exemplo, os refugiados da terceira invasão francesa, a figura derrotada e ameaçadora do Zé Povinho, os pescadores de Matosinhos, os vidreiros da Marinha Grande e as “Marias” da aldeia transmontana de Vieiro. A exposição ocupa o piso 2 do museu e resulta de um trabalho conjunto de seis comissários: Carlos Silveira, Pedro Bebiano Braga, Laura Castro, João Bonifácio Serra, Joana Baião e Raquel Henriques da Silva.

Ficará em exibição até 10 de Abril de 2022 e para o município de Vila Franca de Xira, que gere aquele equipamento cultural, este novo projeto dá continuidade à missão do museu, de investigação e divulgação do movimento neo-realista, “reafirmando a sua constante capacidade de inovação e modernização”.

Fonte: Mirante