Comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial prolongam-se por um ano

miradouro_ujo

As comemorações dos 20 anos da classificação do Douro Património Mundial da UNESCO arrancam a 14 de Dezembro, prolongam-se por um ano e incluem a estreia de uma ópera e um prémio de boas práticas de viticultura.

O programa das comemorações é apresentado na terça-feira, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), responsável pela gestão e salvaguarda do Douro Património Mundial.

O Alto Douro Vinhateiro Douro (ADV) é paisagem cultural evolutiva e viva da UNESCO desde 14 de Dezembro de 2001. E 14 de Dezembro foi precisamente o dia escolhido para o arranque das comemorações, com uma cerimónia evocativa do Douro Património Mundial da Humanidade. As comemorações estender-se-ão pelo ano de 2022.

A zona classificada atravessa os concelhos de Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa.