Estação do Tempo dos Castelos e Fortalezas

dim_valenca

A exposição “Património Histórico e Militar de Valença” vai abrir ao público na quarta-feira, na Estação do Tempo dos Castelos e Fortalezas, no Paiol de Marte, na Fortaleza de Valença. A iniciativa assinala o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio.

Em comunicado, o município adianta que a exposição apresenta 12 telas representativas dos trabalhos que mais se destacaram na oficina educativa “Desenha o Teu Património Histórico e Militar” que a Câmara Municipal promoveu, a 19 de abril, no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e também “um amplo conjunto de desenhos que mostrará diversos pormenores arquitetónicos da Fortaleza de Valença”.

As Portas Afonsinas, do Sol, da Coroada, da Vila, da Gaviarra e do Açougue, bem como vários revelins e baluartes são ilustrados nestes trabalhos, elaborados pelos alunos de Artes do 10.º e 12.º anos e da turma de História do 10.ºC do Agrupamento Muralhas do Minho.

Segundo a autarquia, a iniciativa pretende “dar visibilidade às capacidades artísticas dos jovens alunos de Valença, bem como pôr em relevo a riqueza do património histórico militar do concelho”.

A exposição vai estar patente até 1 de junho.