Artistas plásticos homenageiam obra de Teixeira de Pascoaes

168

open_call_teixeira_pascoaes

O Município de Amarante, em parceria com a Galeria MUSO, presta homenagem a Teixeira de Pascoaes com a exposição “MUSE” que inaugura no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso no final de 2022.

Tendo como mote os 70 anos do desaparecimento de um dos poetas maiores do País está a decorrer a ‘open call’ intitulada “Cria uma obra de arte inspirada num dos poemas de Teixeira de Pascoaes”, destinada a artistas contemporâneos, nacionais e internacionais. Cada participante deverá escolher de um a cinco poemas, entre os 30 seleccionados como ponto de partida para os trabalhos artísticos, e poderá apresentar até cinco trabalhos a concurso. A técnica utilizada na criação dos trabalhos é limitada a formatos que possam ser expostos em parede, tais como pintura, desenho ou fotografia, excluindo-se esculturas, instalações ou trabalhos digitais não impressos.

As propostas devem ser submetidas em https://www.amadeosouza-cardoso.pt/pt/exposiaaues entre 20 de julho até 28 de agosto

O júri – composto pelos artistas plásticos Amber Rose, Pedro Maia, Wiola Stankiewicz e Zuzanna Hope; pelo professor universário especialista em Teixeira de Pascoas, António Cândido Franco; e em representação do Departamento de Cultura do Município de Amarante, Aida Guerra – fará a seleção dos trabalhos entre 29 de agosto e 11 de setembro. As peças escolhidas serão expostas dia 5 de novembro na sala de exposições temporárias do MMASC e a mostra poderá ser visitada até 26 de fevereiro. Será ainda publicado um catálogo da mostra onde figuram todos os trabalhos, dos respectivos poemas que serão traduzidos para inglês pela primeira vez.

Paralelamente, estará patente uma exposição na Galeria MUSE sobre o mesmo tema, com obras de Amber Rose, Pedro Maia, Wiola Stankiewicz e Zuzanna Hope.

Este projeto tem como parceiros a Universidade do Porto, através da Faculdade de Belas Artes do Porto, e a Galeria MUSO.

Siga-nos