Barcelos quer elevar Arte de Bordar o Crivo a património cultural imaterial

arte_crivo_barcelos

O Município de Barcelos já submeteu formalmente a candidatura da “Arte de Bordar o Crivo em São Miguel da Carreira” ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, o município refere que o objetivo é promover, salvaguardar, registar e dar a conhecer aquela arte têxtil “tão emblemática” do concelho de Barcelos e o seu vínculo ao território que lhe empresta o nome — São Miguel da Carreira.

“A par do processo de certificação já em curso, esta candidatura pretende dar mais um passo no delinear do percurso futuro desta arte tradicional, contribuindo para a sua consolidação e desenvolvimento e para a promoção e reconhecimento das suas artesãs e bordadeiras“, sublinha.

O município diz que a candidatura se insere numa estratégia de valorização das artes e ofícios tradicionais e na sua preservação, “enquanto argumentos de diferenciação do território como espaço criativo, com notoriedade em termos da Rede Mundial das Cidades Criativas da Unesco”.

Depois da olaria e do figurado, o Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos.