100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul em exposição em Vila nova de Gaia

centenario_travessia_gaia

A Travessia Aérea do Atlântico Sul teve início em Lisboa a 30 de março de 1922 e foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro. Ficou na memória coletiva por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador para a navegação aérea astronómica, desenvolvido pelos portugueses, constituindo-se como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha, para a Força Aérea como herdeira das tradições da aviação militar portuguesa, e também como evolução significativa para o transporte aéreo transoceânico mundial.
Este momento histórico foi assinalado em Vila Nova de Gaia, poucos meses depois, com um monumento inaugurado a 3 de dezembro, num local da cidade que passou a ser uma referência na paisagem urbana, o Largo dos Aviadores.

Por ocasião do centenário desta façanha, o Município de Gaia associa-se às comemorações nacionais com um programa que inclui, no dia 20 de outubro, uma Conferência e uma exposição alusivas, no Arquivo Municipal Sophia Mello Breyner, seguidas do descerramento de uma placa comemorativa no Monumento aos Aviadores. No dia 27 terá lugar o Concerto do Centenário pela Banda da Força Aérea, no Auditório Municipal de Gaia.

Fonte: CM Gaia